
Encerra nesta sexta-feira (5) o prazo para escolas e professores se inscreverem na 4ª Feira de Acessibilidade do DF, que acontecerá nos dias 12 e 13 deste mês, no Alameda Shopping, em Taguatinga. O evento é promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Biblioteca Braille Dorina Nowill, da Secretaria de Educação (SEEDF), em parceria com as secretarias da Pessoa com Deficiência (SEPD) e de Cultura e Economia Criativa (Secec), juntamente com a Regional de Ensino de Taguatinga. A entrada é gratuita.
Os interessados em inscrever projetos de inclusão podem entrar em contato com a Biblioteca Braille Dorina Nowill pelos telefones (61) 3464-7056 e (61) 99375-7745, ou através do Instagram. Será agendada uma entrevista para a apresentação do projeto.
De acordo com a coordenadora da biblioteca, Eliane Ferreira, devido à alta demanda nas edições anteriores, o evento foi aberto para instituições que lidam com outras deficiências, como doenças raras e autismo.
Desde sua criação em 2022, a Feira de Acessibilidade cresceu em importância e alcance, tornando-se o maior encontro da capital federal voltado para a promoção da inclusão e valorização das pessoas com deficiência. A programação inclui saraus, exposições, palestras sobre inclusão, direitos e educação, mesas de debate sobre desafios e avanços na vida das pessoas com deficiência, além de prestigiar artistas e grupos culturais formados por esse público.
Neste ano, terá a participação da Biblioteca Nacional de Brasília, Academia Taguatinguense de Letras, Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEDV), Biblioteca Pública da União e Fundação Dorina Nowill de São Paulo.
Espaço de Articulação
Segundo a coordenadora da Regional de Ensino de Taguatinga, Daniela Souza dos Santos Freitas, o evento é uma oportunidade para destacar as pessoas com deficiência visual. Ela ressalta a importância de quebrar preconceitos e demonstrar a capacidade dessas pessoas de contribuir para a sociedade. Cerca de 30 pessoas da regional de ensino participarão da organização do evento, oferecendo apoio na preparação do espaço, logística e assistência aos visitantes durante a feira.
Para o secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, a feira representa um espaço de conexão entre a sociedade civil e o poder público. Ele destaca a parceria com a Biblioteca Braille para oferecer soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência. A Feira de Acessibilidade reúne instituições e a sociedade para discutir, apresentar tecnologias assistivas e práticas pedagógicas voltadas para esse público.
Veja abaixo a lista de participantes do evento:
– Academia Inclusiva de Autores Brasilienses (AIAB)
– Academia Taguatinguense de Letras (ATL)
– Associação dos Amigos dos Deficientes Visuais (AADV)
– Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV)
– Associação Surdo Cego/ Associação (Apada)
– Arte Movimento – Hip-hop
– Biblioteca Nacional – Mala do Livro
– Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais
– Comitê de Iniciação Desportiva
– Coordenação Regional de Taguatinga (Cret)
– Defensoria Pública
– Fashion Inclusivo
– Fundação Dorina Nowill
– Instituto Blind Brasil (IBB)
– Instituto de Promoção das Pessoas com Deficiência Visual
– Instituto de Superação e Inclusão Social (Isis)
– Projeto Nova Visão Brasília
– Retina Brasília
– Sebrae
– Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec)
– Secretaria de Educação (SEEDF)
– Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD)
– Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
– Meta Maker (robótica)
– Os eficientes – Coletivo de pessoas com deficiência
– Visão Hospital de Olhos.
*Com informações da Agência Brasília
